Você já ouviu falar em Lua-de Leite?
A famosa lua-de-mel é o momento após o casamento em que o casal coloca o “mundo no mudo” e passam alguns dias a sós, se conhecendo, se curtindo, entrando em sintonia.
A Lua-de-Leite é bem parecida com isso: é o momento após o nascimento em que mãe e bebê dão início a jornada da amamentação, um momento em que estão se conhecendo, conhecendo o processo na pratica, se entendendo, adaptando-se... é um período de conexão e fortalecimento do vínculo criado desde a gestação.
Por isso é preciso paz, é preciso intimidade, é preciso tempo para essa mãe e esse bebê (e o pai também) estarem a sós e irem se entendendo, é preciso se desligar do mundo lá fora. Envolve contato pele a pele, envolve entrega, literalmente esquecer do relógio, das regras impostas... deixar de lado atividades da casa, a “obrigação” de fazer sala para as visitas, ou de agradar as pessoas, se soltar das cobranças sociais... e simplesmente se permitir. É um período que requer preparação prévia, como escolher uma rede de apoio antes do nascimento, ou seja, conversar com pessoas próximas e queridas que possam ajudar no pós-parto, permitindo que esse momento tão importante aconteça, tirando preocupações, como por exemplo, questões domésticas e alimentação, da mente da mãe recém-parida. O estabelecimento da amamentação depende de diversos detalhes, mas principalmente de contato, intimidade, paciência, apoio e confiança. Mãe e bebê precisam aprender como um e outro “funcionam” na pratica. Por isso, a lua-de-leite é tão importante: ela permite a conexão! Se quer saber mais sobre esse e vários outros assuntos relacionados a maternidade e cuidados com o bebê, entre em contato. Será um prazer atendê-las! Forte abraço! Natália Domingos Psicóloga (CRP 06/125128) Educadora Perinatal Doula Pós-Parto Consultora em Amamentação Placentera Idealizadora da consultoria Gestar, Parir e Maternar