Você vai visitar um recém-nascido? Não vá antes de ler essas dicas...
Tem algum bebê para visitar? Não vá antes de ler esse post! 1- Se puder, espere para visitar após o primeiro mês do bebê Durante os primeiros meses mãe, bebê e família precisam de privacidade. A rotina é diferente, a amamentação esta sendo estabelecida, o bebê precisa se adaptar ao ritmo da casa e os pais estão exaustos, precisando aproveitar qualquer brechinha de tempo para descansar. 💜 2- Não visite o bebê se estiver doente Qualquer tipo de intercorência com a sua saúde é impeditiva para a visita. O bebê é muito sensível, o sistema imunológico esta se fortalecendo e fica mais vulnerável à ação de vírus e bactérias. 💜 3- Sempre ligue antes! Nunca chegue de surpresa! Sempre verifique antes qual o melhor horário para a família para poder visitá-los. 💜 4- Faça visitas rápidas Mãe e bebê precisam de privacidade e descanso. 💜 5- Cuidado com perfumes Bebês são sensíveis a cheiros, podendo dar alergias. A mãe também pode estar mais sensível, então evite passar perfume ou cremes para visitar. Isso vale para cigarro também! Não fume antes da visita! 💜 6- Leve um lanche, lave a louça... No caos do pós-parto, a última coisa que os pais deveriam se preocupar é em fazer "sala" para as visitas. Um lanchinho pode cair muito bem, desde que você providencie. E depois, lave a louça! Eles vão te agradecer pelo cuidado e carinho! 💜 7- Chegando, sempre lave as mãos e passe álcool em gel Pela questão da falta de imunização total do bebê que já falamos: todo cuidado é pouco nesse momento. 💜 8- Não peça para a mãe acordar o bebê As vezes o bebê acabou de dormir, a mãe esta exausta e pode aproveitar aquele tempinho. Não peça que ela acorde-o. Deixe para outra oportunidade. 💜 9- Não pegue nas mãos do bebê e não o beije O bebê leva as mãos na boca toda hora, portanto, não pegue nelas. Nós, pessoas diferentes do convívio do bebê, podemos interferir na saúde dele. 💜 10- Não dê palpites Só dê conselhos se a mãe pedir e, mesmo assim, CUIDADO. 💜 12- Hora de amamentar = Hora de ir embora A amamentação deve ser um momento reservado para mãe e bebê. Algumas mulheres ficam com vergonha, inseguras. Então, percebendo alguns sinais do bebê de fome, despeça-se.
💜 Se quer saber mais sobre esse e vários outros assuntos relacionados a maternidade e cuidados com o bebê, entre em contato. Será um prazer atendê-las!
Forte abraço!
Natália Domingos Psicóloga (CRP 06/125128) Educadora Perinatal Doula Pós-Parto Consultora em Amamentação Placentera Idealizadora da consultoria Gestar, Parir e Maternar