Chá, água... posso dar ao meu bebê?
Antigamente, as mulheres ofereciam chá aos bebês, acreditando que esta prática trazia benefícios aos pequenos, como alívio das cólicas e relaxamento.
💜
Hoje a Organização Mundial da Saúde não aprova o uso de qualquer substância além do leite materno ao bebê menor de 6 meses. Vamos entender porque:
💜
- primeiramente, o espaço ocupado pelo chá deveria ser ocupado pelo leite materno. Se o bebê esta com o estômago cheio, não vai querer mamar na mãe, se não suga o seio, estimula menos a produção de leite, e assim vai desencadeando eventos que interferem no processo de aleitamento.
💜
- geralmente os líquidos (água, chás, fórmulas) são ofertados em mamadeiras. Os bicos artificiais atrapalham a amamentação pois a forma de sugar no peito e na mamadeira são completamente diferentes, fazendo com que ocorra uma confusão de bicos - e muito frequente o bebê "optar" pela mamadeira por ser mais "cômodo" em receber o leite (não precisa usar a musculatura facial como na ordenha do seio).
💜
Qualquer escolha deve ser pensada e refletida, analisando dados e informações seguras. Diante de qualquer impasse ou dificuldade, não êxite em buscar ajuda.
💜
Se quiser saber mais sobre o amamentação e questões voltadas à maternidade/paternidade, entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-la.
💜
Forte abraço!
🙏 Natália Domingos Psicóloga (CRP 06/125128) Educadora Perinatal Doula Pós-Parto Consultora em Amamentação Placentera Idealizadora da consultoria Gestar, Parir e Maternar